domingo, 27 de maio de 2012

Proposta nº3 - Memória descritiva



Para a realização da terceira e última proposta de trabalho tivemos como guia o seguinte site "Infografia passo a passo" de Mário Kanno. Lá estavam indicados os passos a seguir quando se elaborava uma infografia. Em primeiro lugar, pensavamos na ideia, de seguida planeavamos, depois segue-se a fase de investigação, selecionar o conteúdo, editar o texto e, por fim, enquadrar a infografia na página. Portanto, começamos por decidir o tema, que está directamente ligado a uma das preocupações da sociedade actual: a obesidade. Cada vez mais somos confrontados com notícias sobre o aumento da obesidade, tanto em crianças como em adultos. A dimensão desta realidade até já proporciona que sejam feitos reality shows como Peso Pesado. As causas apontadas são quase sempre as mesmas: um estilo de vida sedentário e o recurso a fast food como alimentação.

O McDonalds é uma das maiores cadeias de restaurantes fast food a nível mundial e a sua popularidade cresce de dia para dia. Os nutricionistas aconselham a refeições saudáveis e a evitar este género de comida no entanto, o ritmo de vida que a sociedade tem actualmente obriga-nos a optar muitas vezes pelo mais rápido e, dada a crise em que vivemos, os preços das cadeias fast food são atractivos para os bolsos de toda a gente.

Tendo em conta esta realidade, decidimos planear a nossa infografia. Queriamos mostrar as calorias ingeridas por cada McMenu. Passámos, por isso, para a investigação. Nos tabuleiros do McDonalds tem, no verso, as calorias que cada alimento tem e por isso selecionamos os três componentes de um McMenu: um hambúrguer, um pacote de batatas fritas e uma bebida. Tendo em conta a nossa experiência enquanto consumidores de McDonalds, escolhemos como hambúrguer o Big Mac e como bebida uma Coca Cola, pois são as escolhas mais habituais. Calculámos a quantidade de calorias ingeridas e o que isso representava no Valor Diário Recomendado, sendo que este é de 2000 para os homens e de 1800 para as mulheres.

Achamos que devíamos ter um gráfico que representasse o total de calorias ingeridas e, por isso, escolhemos duas imagens que representassem cada um dos sexos e colorimos com uma cor diferente a percentagem de calorias que consumimos ao ingerir um McMenu. As cores utilizadas foram o vermelho e o amarelo, não pelo seu significado, mas porque são as cores que imediatamente associamos à cadeia de restaurantes de fast food McDonalds.

O último passo consistia na integração da infografia numa notícia. Escolhemos uma que fala sobre um jovem obeso que processou a McDonalds porque tanto ele como os pais acreditavam que a comida que ingeria era saudável. Tendo em conta esta notícia pensamos que é importante as pessoas terem consciência que mais de metade do valor de calorias que devem ingerir diariamente consomem numa única refeição, levando a que consumam mais calorias do que as que deviam.

Estes foram os passos seguidos para a elaboração da nossa terceira proposta de trabalho, uma infografia, tendo por base o site http://pt.scribd.com/doc/8405929/Infografia-Passo-a-Passo-por-Mario-Kanno.

Sem comentários:

Enviar um comentário