terça-feira, 15 de maio de 2012

Proposta nº2 - Memória descritiva

“Typography is an art without witch every design seems to be incomplete”


Para a realização da 2ª proposta de trabalho, a criação de uma tipografia baseada numa notícia à nossa escolha, decidimos utilizar como notícia base uma publicação feita no site da Blitz, revista musical. A notícia fala sobre o regresso a Portugal dos The Mars Volta, para a apresentação do seu novo álbum.


"The Mars Volta em Lisboa em junho

Banda texana regressa a Portugal para apresentar o novo álbum Noctourniquet.


Os Mars Volta tem regresso marcado a Portugal para tocar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 14 de junho. Os bilhetes são colocados à venda amanhã, dia 19 de abril (às 10h00), e têm o preço único de €30,00.

A banda de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler- Zavala, que este ano ressuscitaram também os At The Drive-In, vem a Lisboa apresentar o novo álbum, Noctourniquet, editado em março. Ouça abaixo o novo tema "The Malkin Jewel"."


A escolha da notícia foi feita tendo por base os nossos gostos pessoais. Como música é um dos temas onde os nossos interesses convergem decidimos começar por procurar notícias relativamente a bandas que fossem comuns nos nossos gostos musicais. O local de pesquisa foi o site da revista Blitz (http://www.blitz.aieou.pt/). Depois de vermos várias notícias selecionámos esta sobre os The Mars Volta. Sendo uma notícia sobre um concerto pensámos em fazer uma tipografia que pudesse ser utilizada como publicidade.
Uma vez que se tratava de uma notícia relacionada com música e sendo que os The Mars Volta são uma banda conhecida em grande parte pelo seu guitarrista e pela sua técnica a tocar guitarra, pensamos em criar a forma de uma guitarra com algumas palavras. Esta foi a imagem que nos serviu de base para a criação:

Em seguida pensámos no que seria importante dar destaque em relação ao concerto, como o local e a data. Como atuação é um concerto de apresentação do novo álbum da banda, achámos importante referir esse aspecto. Para anunciar o local e a data escolhemos o corpo da guitarra por ser mais largo e permitir dar uma maior informação usando um corpo de letra maior. Nessa zona escrevemos "Coliseu dos Recreios", "14 de Junho" e "Lisboa". A outra informação importante era o facto de apresentarem o novo álbum e, por isso, escrevemos no braço da guitarra "Noctourniquet" e no topo da guitarra escrevemos "novo álbum". As cores escolhidas estão dentro das normalmente associadas à música Rock: preto, vermelho e roxo. As palavras que formas a guitarra ficaram a preto porque eram a base da tipografia, tinham de se destacar do fundo mas permitir que as informações que íamos escrever por cima de destacassem. As letras que anunciavam o local e a data ficaram a vermelho porque é uma cor que sobressaia no fundo preto e, por fim, o nome do novo álbum a roxo por também se destacar do preto.

Ao lado da guitarra está a informação mais importante: o nome da banda. The Mars Volta aparece com um alinhamento vertical e a preto. A fonte utilizada foi escolhida tendo em conta que tinha de se destacar da composição tipográfica.
Assim, criámos a nossa Proposta de trabalho nº2 tendo em conta o tema da notícia que tratávamos e criando uma espécie de cartaz publicitário ao concerto.

Sem comentários:

Enviar um comentário