terça-feira, 15 de maio de 2012

Proposta nº3 - análise de uma infografia



Uma infografia é um elemento de comunicação visual que junta texto, imagens e gráficos de forma a transmitir de uma forma esquematizada uma mensagem ou informação. Tal como Mário Kanno afirma os "infográficos precisam de justificar sua existência, eles não são apenas um jeito de melhorar uma página "cinza" ou cobrir a falta de uma foto." (http://pt.scribd.com/doc/8405929/Infografia-Passo-a-Passo-por-Mario-Kanno).

Foi tendo em conta este aspecto que escolhemos a infografia acima para a análise desta terceira proposta de trabalho. Ela relaciona a taxa de desemprego dos licenciados portugueses com os cursos e as áreas de formação, com o género, grau académico e com o tipo de ensino.

Escolhemos este tema porque é uma temática pela qual nos interessamos e que nos preocupa pois pode afectar o nosso futuro, uma vez que estamos a tirar uma licenciatura e que o desemprego é um dos nossos maiores medos.

Nesta infografia podemos ver três tipos de gráficos diferentes: gráficos de barras, circulares e um terceiro que mostra por comparação de tamanhos entre o desenho que representa o sexo feminino e o desenho que representa o sexo masculino.

As cores são bastante simples, temos um título a cor de laranja enquanto o resto das imagens e informações estão com tons de azul e cinzento. Como Kandinsky disse: "o azul desenvolve o elemento da quietude”. Por sua vez, Maria Claudia Cortêz afirma que o azul transmite profundidade, técnica, sendo uma cor formal. Já em relação ao laranja este transmite uma advertência, comunicação. (http://www.mariaclaudiacortes.com/colores/Colors.html)

A escolha destas cores sóbrias e neutras recai no facto de esta ser uma situação problemática e que preocupa a população portuguesa. Pierre Bonnard afirmou "color does not add pleasant quality to design - it reinforces it.". Nesta infografia as cores reforçam a sobriedade do tema abordado.

Para nós esta infografia está bem estruturada, os dados estão bem organizados, permitindo criar uma certa distinção entre os diferentes campos analisados, é agradável do ponto de vista estético, é de fácil compreensão e mostra informações relevantes. Para além disso, transmite uma informação importante e, como podemos ler no início desta análise, não serve apenas para encher uma página por falta de fotografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário