sábado, 21 de abril de 2012

Proposta nº 2 - Análise de uma tipografia

A tipografia é, segundo Stanley Morison, "el Arte de disponer correctamente el material de imprimir, de acuerdo con un propósito específico: el de colocar las letras, repartir el espacio y organizar los tipos con vistas a prestar al lector la máxima ayuda para la comprensión del texto". O objetivo da tipografia passa por através de letras e palavras criar uma imagem, utilizando diferentes fontes e diferentes corpos de letras. A composição tipográfica que vamos analisar para esta proposta de trabalho nº2 é a seguinte:
Esta composição tipográfica representa o cantar David Bowie, numa das suas mais famosas fotografias. Usando sempre a mesma fonte e o mesmo corpo de letra, o autor desta tipografia apenas usou as cores para dar a perceção dos diferentes traços da cara do cantor. Na composição são usadas cores quentes e cores frias que contrastam entre si. Os diferentes tons de azul utilizados dão-nos uma sensação de tranquilidade que combina com a expressão no rosto do cantor: olhos fechados, sem expressões faciais. O azul transmite-nos harmonia e serenidade, segundo Kandinsky, " Aprofundando bem mais, o azul desenvolve o elemento da quietude." O raio desenhado na cara de David Bowie é, por sua vez, feito com um degradé de cores quentes, podemos ver vermelho, laranja e amarelo em diferentes tons. São estas cores que dão vida à tipografia.
Para nós esta composição é uma boa representação do que deve ser uma tipografia pois, como Simon Garfield escreveu em Just my type, "A melhor fonte tipográfica existe meramente para comunicar uma ideia. Ela não está lá para ser notada, muito menos admitada. (...) É como o vinho; quanto mais transparente é a taça, melhor seu conteúdo pode ser apreciado.". Nesta tipografia nós conseguimos esquecer a fonte utilizada para nos prendermos somente com a imagem representada.

Sem comentários:

Enviar um comentário